Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças. O Odontopediatra é o profissional com conhecimentos específicos sobre o diagnóstico e tratamento das doenças bucais, além do crescimento e desenvolvimento infantis.

A abordagem da prevenção em Odontopediatria é bastante ampla, pois envolve toda a parte educativa e preventiva, desde o nascimento até a adolescência. Por definição, prevenção é a predisposição para antecipar-se à ocorrência de algum dano ou mal, impedindo que este se concretize. Engloba desde medidas básicas de promoção de saúde, até reabilitação total do paciente, o que é essencial para sua integração social. Particularmente, o Odontopediatra, ou o clínico geral que atende crianças, os quais cuidam do paciente desde o início de sua vida, tem maior chance de obter sucesso com a implantação de medidas educativas.

No que se refere ao campo de atuação do profissional desta área, não somente a cárie deve ser enfocada, mas também os traumatismos dentários, muito freqüentes em crianças e adolescentes, os problemas de maloclusões e fonoaudiológicos, em decorrência de hábitos de sucção inadequados e a doença periodontal. Ao considerar-se o paciente como um todo, deve existir a preocupação com a preservação da saúde, lembrando que esta começa desde os primeiros meses de vida. É relevante ainda destacar que, a prática de promoção de saúde implica na visão integral do paciente, e na elaboração do diagnóstico, devem ser consideradas, não somente as questões referentes à estrutura dental, mas também aquelas sobre sua saúde geral, fase de crescimento e desenvolvimento em que ele se encontra, seu ambiente cotidiano (família, escola, sociedade) e quaisquer outros fatores que possam interferir nas perspectivas de tratamento.

Hoje em dia, a Odontopediatria busca um atendimento cada vez mais amplo e precoce. Neste contexto, surge a Odontologia Intra-Uterina ou Odontologia Para Gestantes. É sabido que o desenvolvimento da cavidade oral da criança inicia-se no período pré-natal, nas primeiras semanas após a concepção. Por este motivo, faz necessário o atendimento da futura mamãe com vistas à promoção de saúde do binômio mãe/filho. Desta forma, a Odontopediatria consegue seu máximo alcance social, pois inúmeros desvios da normalidade podem ser evitados com uma abordagem educativo-preventiva no momento oportuno.

 

 

Voltar